Extensão

CONEPE – Conexão Ensino, Pesquisa e Extensão

ENSINO

A FANEB, para formar o ser biopsicossocial-espiritual e transcendente, apresenta uma busca constante por uma aprendizagem de muita qualidade e que atenda às necessidades atuais de um mundo multifacetado.

O currículo apresenta características que contribui para a efetivação dessa aprendizagem. Trata-se de um currículo que tem por base o Saber Globalizador que se fundamenta em Competências Transversais, Interdisciplinares e Profissionais. Define-se como Saber Globalizador a unidade do currículo que se constitui por um conjunto de saberes e fazeres que se articulam para a formação de uma inteligência geral, um conhecimento pertinente e uma aprendizagem significativa. Inteligência geral por quebrar lógica linear de aprender; Conhecimento Pertinente por trabalhar com o contexto, o global e o multidimensional e aprendizagem significativa por trabalhar com base nas diversas relações dos saberes. Isso torna o currículo flexível, dinâmico, não estático e em ampla conexão dos saberes por ser globalizador.

PESQUISA

A produção científica da IES é coerente com sua missão e com os investimentos e políticas propostas para o seu desenvolvimento. Deve-se sublinhar o fato de FANEB busca a excelência em matéria de aprendizagem, sendo o desenvolvimento de atividades de pesquisa também uma meta institucional. Ela tem intensificado suas ações no sentido de lançar as bases de uma cultura de pesquisa na Instituição, através de seu Núcleo de Pesquisa. Em relação à apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais, a IES possui uma política diferenciada de auxílio aos seus membros, nos casos de relevância comprovada para a sociedade. A Instituição possui um Repositório Institucional destinado a reunir todo acervo de produção acadêmico-científico já publicado pelos atores da IES (alunos/as e professores/as) para visibilizar e facilitar o acesso dos materiais na rede. O repositório também consiste em armazenar os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e/ou outros trabalhos sistematizados decorrentes da tríade (ensino, pesquisa e extensão) com intencionalidades de compartilhar saberes com ética profissional.

EXTENSÃO

A extensão é uma forma de vivenciar o processo ensino-aprendizagem para além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade à sociedade, em uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências. “A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade” (Política Nacional de Extensão). Juntos, ensino, pesquisa e extensão, são o tripé que constitui a base da educação superior. Segundo o Ministério da Educação (Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018), devem ser oferecidas atividades acadêmicas de extensão dentro da matriz curricular de graduação.

A extensão é entendida como ação pedagógica institucional, focada na aplicação dos conhecimentos na prática social, como meio de disponibilizá-la em prol da solução de problemas que atingem a população. Ademais, a Faculdade, com base em sua missão, investirá na produção e no desenvolvimento de atividades de pesquisa, com diretrizes claras de alinhamento e de planejamento estratégico da expansão e da consolidação da cultura da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico.

Dentre as diversas atividades destacam-se:

-Cursos de Extensão;

-Eventos;

-Ações Culturais;

-Assistência comunitária e integração ensino / pesquisa/ serviço/ sociedade;

-Produção e intercâmbio de informações

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