Enfermagem

Apresentação

O Curso Superior de Enfermagem visa formar enfermeiros generalistas, com visão humanista, crítica e reflexiva, além de um profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos. A FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA objetiva a formação de Enfermeiros capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, e de atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotores da saúde integral do ser humano.

PROFESSORES

Me. Fabiana Santos Andrade 

Me. Adélia dos Santos 

Me. Priscila Laíse dos Santos 

Me. Katty Anne Amador de Lucena Medeiros

Oferta 2018-1

OBJETIVOS DO CURSO

Geral:

Formar enfermeiros generalistas, qualificados para o exercício da Enfermagem, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva, pautado em princípios ético-político-filosóficos, capazes de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença do ser humano (indivíduos, família e coletividade), identificando as dimensões bio-psico-sociais e seus determinantes durante todo o ciclo evolutivo. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Específicos:

-Oportunizar ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e tomada de decisão no processo de cuidado e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem;

– Possibilitar ao discente condições de desenvolver habilidades e competências técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas com o objetivo de prestar o cuidado de enfermagem inerente ao exercício da profissão;

– Proporcionar ao discente, a contextualização da realidade, sócio-econômico-político-sanitária da região e país, através da associação entre teoria e prática, possibilitando uma intervenção em saúde;

– Oportunizar ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à identificação de determinantes do processo saúde-doença na coletividade, colaborando na elaboração e efetivação das ações de saúde;

– Instrumentalizar o discente para a intervenção na prevenção de danos, na promoção e na reabilitação da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades;

– Desenvolver com os discentes uma práxis multiprofissional, considerando os princípios e diretrizes das políticas públicas de educação e saúde;

– Incentivar o discente para o desenvolvimento de pesquisa na área de saúde e educação, oriundos da integração ensino-pesquisa e extensão.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Profª. Ma. Priscila Laíse dos Santos

Coordenadora