Educação Física

Apresentação

O professor licenciado em Educação Física egresso da FANEB, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Educação Física terá assegurada uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Tal profissional será capaz de analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Portanto, estará qualificado para planejar, executar e avaliar aulas de educação física em todos os níveis de ensino, nas diferentes manifestações e modalidades (esportes, ginástica, lutas, dança, jogos) culturais do movimento humano. Organizando o conteúdo de ensino, tornando-o prático e útil, interessante, motivador, e articulado à realidade. Deverá ser capaz de compreender a realidade sociocultural em que se dará sua atuação profissional, respeitando características regionais, identificando interesses e necessidade reais, a fim de estabelecer processos de ensino e aprendizagem que proporcionem aos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica a inserção crítica e criativa como atores e autores da sua própria cultura de movimento. Além disso, participará de iniciativas para aprimoramento do sistema educacional, especialmente em sua unidade escolar e comunidade; deverá ser capaz de valorizar sua atividade profissional, divulgando a cultura corporal do movimento, nos diferentes espaços do ambiente escolar, relacionando-a a questões da educação, qualidade de vida, saúde e esportes; identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, associando-o com as questões de ensino e aprendizagem, propondo atividades físicas, esportivas e de lazer que melhor propiciem transformação positivas no educando e exercer função de liderança de forma ética e democrática.

Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, atividades de pesquisa e extensão, permitindo ao licenciado articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

Professores

Ma. Aline Barreto Hora

Me. Antônio Carlos Nogueira Santos

Me. Elcio Rezek Leopoldino

Dra. Patricia de Sousa Nunes Silva

Ma. Thais Almeida Purificacao

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OBJETIVOS DO CURSO

Geral:

Preparar profissionais para atuar de maneira coerente e competente no campo da docência em espaços formais adotando, através da atividade física, um estilo de vida nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, como também torná-los hábitos a desenvolver a capacidade investigativa.

Específicos:

  • Orientar por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedade plural e democrática, para analisar a realidade social e nela atuar como agente de transformação, no âmbito dos estados atuais e emergentes da cultura do movimento humano;
  • Compreender o papel social da escola, no que diz respeito ao processo de sociabilização, de ensino e de aprendizagem, nas suas relações com o contexto da prática e do sistema educativo, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo na escola e que acompanhem as transformações acadêmicas, científicas e socioculturais da Educação Física e áreas afins,que contribuam para a socialização de conhecimentos e na reflexão sobre a própria prática docente;
  • Discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Física como componente curricular na escola e que dominem os conteúdos da educação Física, que serão objeto da intervenção docente, adequando o são espaço e tempo escolares, compartilhando saberes de diferentes áreas do conhecimento;
  • Comprometer-se com os valores inspiradores da sociedade democrática, que implica em respeitar a diversidade cultural na tomada de decisões metodológicas e didáticas e domínio do conhecimento pedagógico de modo geral, e dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, na área geral e da disciplina de Educação Física, em cada nível de ensino da Educação Básica.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, das atividades rítmicas expressivas, do conhecimento do corpo humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, sempre tendo como pano de fundo a construção da cidadania.
  • Ter domínio dos conteúdos a serem socializados, dos seus significados nos diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física,nos conteúdos a serem trabalhados com seus futuros alunos.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, deforma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e da educação global.
  • Conhecer a importância da avaliação, enquanto forma integrante do processo deformação e que possibilita o diagnóstico de lacunas e aferição dos resultados alcançados, e dominar um significativo número de instrumentos,técnicas e metodologias de avaliação, para que esta seja realizada com o máximo possível de eficácia.
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins,orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos de prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizara prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho,dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências,de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar,orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

ESTRUTURA CURRICULAR

Profª. Dra. Patricia de Sousa Nunes Silva

Coordenadora