Educação Física

Apresentação

O professor licenciado em Educação Física formado pela Faneb, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Educação Física terá assegurado uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Irá adquirir a capacidade de analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Portanto estará qualificado para planejar, executar e avaliar aulas de educação física em todos os níveis de ensino, nas diferentes manifestações e modalidades (esportes, ginástica, lutas, dança, jogos) culturais do movimento humano. Organizando o conteúdo de ensino, tornando-o prático e útil, interessante, motivador, e, articulado à realidade. Deverá ser capaz de compreender a realidade sociocultural em que se dará sua atuação profissional, respeitando características regionais, identificando interesses e necessidade reais, a fim de estabelecer processos de ensino e aprendizagem que proporcionem aos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica a inserção crítica e criativa como atores e autores da sua própria cultura de movimento. Além disso, participará de iniciativas para aprimoramento do sistema educacional, especialmente em sua unidade escolar e comunidade; deverá ser capaz de valorizar sua atividade profissional, divulgando a cultura corporal do movimento, nos diferentes espaços do ambiente escolar, relacionando-a a questões da educação, qualidade de vida, saúde e esportes; identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, associando-o com as questões de ensino e aprendizagem, propondo atividades físicas, esportivas e de lazer que melhor propiciem transformação positivas no educando e exercer função de liderança de forma ética e democrática.

Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, atividades de pesquisa e extensão, permitindo ao licenciado articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

Professores

Me. Antônio Carlos Nogueira Santos

Me. Elaine Almeida Aires Melnikoff

Me. Elcio Rezek Leopoldino

Me. Katty Anne Amador de Lucena Medeiros

Me. Patricia de Sousa Nunes Silva

Me. Priscila Laíse dos Santos

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OBJETIVOS DO CURSO

Geral:

Preparar profissionais para atuar de maneira coerente e competente no campo da docência em espaços formais adotando, através da atividade física, um estilo de vida nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, como também torná-los hábitos a desenvolver a capacidade investigativa.

Específicos:

– Orientar por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedadeplural e democrática, para analisar a realidade social e nela atuar comoagente de transformação, no âmbito dos estados atuais e emergentes dacultura do movimento humano;

– Compreender o papel social da escola, no que diz respeito aoprocesso de sociabilização, de ensino e de aprendizagem, nas suas relaçõescom o contexto da prática e do sistema educativo, participando coletiva ecooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do

projeto educativo na escola e que acompanhem as transformaçõesacadêmicos científicas e socioculturais da Educação Física e áreas afins,que contribuam para a socialização de conhecimentos e na reflexão sobre aprópria prática docente;

– Discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Físicacomo componente curricular na escola e que dominem os conteúdos daeducação Física, que serão objeto da intervenção docente, adequando osao espaço e tempo escolares, compartilhando saberes de diferentes áreas doconhecimento;

– Comprometer-se com os valores inspiradores da sociedadedemocrática, que implica em respeitar a diversidade cultural na tomadade decisões metodológicas e didáticas e domínio do conhecimentopedagógico de modo geral, e dos processos de investigação que possibilitem oaperfeiçoamento da prática pedagógica, na área geral e da disciplina deEducação Física, em cada nível de ensino da Educação Básica.

– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade socialpara nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestaçõese expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas emodalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, dadança, das atividades rítmicas expressivas, do conhecimento do corpohumano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural dasociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vidafisicamente ativo e saudável, sempre tendo como pano de fundo a construçãoda cidadania.

– Ter domínio dos conteúdos a serem socializados, dos seus significadosnos diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.

– Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos daaplicação de diferentes técnicas, instrumentos, procedimentos e metodologiaspara a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física,nos conteúdos a serem trabalhados com seus futuros alunos.

– Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, deforma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes deprodução e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e daeducação global.

– Conhecer a importância da avaliação, enquanto forma integrante doprocesso deformação e que possibilita o diagnóstico de lacunas e aferição dosresultados alcançados, e dominar um significativo número de instrumentos,técnicas e metodologias de avaliação, para que esta seja realizada com o

máximo possível de eficácia.

– Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinaisespecíficos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins,orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de umasociedade plural e democrática.

– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade socialpara nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestaçõese expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas emodalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/artemarcial, da dança, visando aformação, a ampliação e o enriquecimentocultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilode vida fisicamente ativo e saudável.

– Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequadae eticamente balizada nos campos de prevenção de problemas de agravo dasaúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, daeducação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, dagestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas eesportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizara prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

– Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipesmultiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticaspúblicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, daeducação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho,dentre outros.

– Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades daspessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências,de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar,orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas deatividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, dapromoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, daeducação e da reeducação motora, dorendimento físico-esportivo, do lazer ede outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática deatividades físicas, recreativas e esportivas.

ESTRUTURA CURRICULAR

Patricia de Sousa Nunes Silva

Coordenadora