Educação Física

Apresentação

O professor licenciado em Educação Física egresso da FANEB, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Educação Física terá assegurada uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Tal profissional será capaz de analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Portanto, estará qualificado para planejar, executar e avaliar aulas de educação física em todos os níveis de ensino, nas diferentes manifestações e modalidades (esportes, ginástica, lutas, dança, jogos) culturais do movimento humano. Organizando o conteúdo de ensino, tornando-o prático e útil, interessante, motivador, e articulado à realidade. Deverá ser capaz de compreender a realidade sociocultural em que se dará sua atuação profissional, respeitando características regionais, identificando interesses e necessidade reais, a fim de estabelecer processos de ensino e aprendizagem que proporcionem aos cidadãos sob sua responsabilidade pedagógica a inserção crítica e criativa como atores e autores da sua própria cultura de movimento. Além disso, participará de iniciativas para aprimoramento do sistema educacional, especialmente em sua unidade escolar e comunidade; deverá ser capaz de valorizar sua atividade profissional, divulgando a cultura corporal do movimento, nos diferentes espaços do ambiente escolar, relacionando-a a questões da educação, qualidade de vida, saúde e esportes; identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, associando-o com as questões de ensino e aprendizagem, propondo atividades físicas, esportivas e de lazer que melhor propiciem transformação positivas no educando e exercer função de liderança de forma ética e democrática.

Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o curso oferecerá possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, atividades de pesquisa e extensão, permitindo ao licenciado articular os saberes que definem sua identidade profissional a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

Professores

Me. Antônio Carlos Nogueira Santos

Ma. Elaine Almeida Aires Melnikoff

Me. Elcio Rezek Leopoldino

Ma. Ilnara de Jesus Santos Vital

Dra. Patricia de Sousa Nunes Silva

OFERTA 2021.1

OBJETIVOS DO CURSO

Geral:

Preparar profissionais para atuar de maneira coerente e competente no campo da docência em espaços formais adotando, através da atividade física, um estilo de vida nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, como também torná-los hábitos a desenvolver a capacidade investigativa.

Específicos:

  • Orientar por valores éticos e sociais, próprios de uma sociedade plural e democrática, para analisar a realidade social e nela atuar como agente de transformação, no âmbito dos estados atuais e emergentes da cultura do movimento humano;
  • Compreender o papel social da escola, no que diz respeito ao processo de sociabilização, de ensino e de aprendizagem, nas suas relações com o contexto da prática e do sistema educativo, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo na escola e que acompanhem as transformações acadêmicas, científicas e socioculturais da Educação Física e áreas afins,que contribuam para a socialização de conhecimentos e na reflexão sobre a própria prática docente;
  • Discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Física como componente curricular na escola e que dominem os conteúdos da educação Física, que serão objeto da intervenção docente, adequando o são espaço e tempo escolares, compartilhando saberes de diferentes áreas do conhecimento;
  • Comprometer-se com os valores inspiradores da sociedade democrática, que implica em respeitar a diversidade cultural na tomada de decisões metodológicas e didáticas e domínio do conhecimento pedagógico de modo geral, e dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, na área geral e da disciplina de Educação Física, em cada nível de ensino da Educação Básica.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, das atividades rítmicas expressivas, do conhecimento do corpo humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, sempre tendo como pano de fundo a construção da cidadania.
  • Ter domínio dos conteúdos a serem socializados, dos seus significados nos diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física,nos conteúdos a serem trabalhados com seus futuros alunos.
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, deforma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e da educação global.
  • Conhecer a importância da avaliação, enquanto forma integrante do processo deformação e que possibilita o diagnóstico de lacunas e aferição dos resultados alcançados, e dominar um significativo número de instrumentos,técnicas e metodologias de avaliação, para que esta seja realizada com o máximo possível de eficácia.
  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins,orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos de prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizara prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho,dentre outros.
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiências,de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar,orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

ESTRUTURA CURRICULAR

Profª. Dra. Patricia de Sousa Nunes Silva

Coordenadora