Avaliação institucional

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é responsável pela “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC/INEP” (Art. 11 da Lei nº 10.861/2004).

O Processo de auto-avaliação, conforme previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) permite captar as impressões da comunidade envolvida como docentes discentes, corpo técnico-administrativo e a comunidade civil. Definidos pelo Projeto de Auto-avaliação Institucional da Faculdade do Nordeste da Bahia. O processo de Avaliação Institucional busca qualificar a IES em todas suas dimensões. Para que isso seja concretizado, é fundamental que todos os atores que compõem o ambiente acadêmico estejam comprometidos e dispostos a contribuir.

A necessidade do autoconhecimento por parte daqueles que fazem a FANEB está associado diretamente a necessidade de prezar pela qualidade dos cursos, desenvolvimento da Instituição e particularmente da região. Este processo de avaliação proporcionará a leitura crítica de todo processo desenvolvido e permite olharmos para dentro e sermos capazes de captar nossas potencialidades e fragilidades com o objetivo de proporcionar ações para o fortalecimento dos aspectos positivos – como a qualidade de ensino, quadro docente, estrutura física entre outros – e identificar o que é caracterizado como negativo para a Instituição como a dificuldade de implementar Pós-Graduação e Cursos de Extensão – processos que ainda não se efetivaram pela falta de procura pela comunidade externa e interna, respectivamente. Fomentar a importância desse processo de avaliação é atividade da CPA, com o seu caráter motivador e direcionador, que irá instigar a criação de uma cultura de autoavaliação e qualidade em seus segmentos. Tais segmentos contemplam: a Avaliação Institucional como um todo, Autoavaliação

do Desempenho, Avaliação e Procedimentos de Rotinas Docentes e Avaliação de Ensino-Aprendizagem.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituída pela Lei 10.861, de 14 de abril e implementada pela resolução CONSEPE 021/2004, de 3 de maio de 2004. Como um dos seus desafios, a comissão deve promover um processo de avaliação em que avaliados e avaliadores estejam integrados e em constante diálogo para possíveis reajustes e melhoria no processo.

 

Membros

ATRIBUIÇÕES

  • * Planejar e conduzir os processos de avaliação interna da instituição, da sistematização e de coleta de informações;
  • * Analisar relatórios e encaminhar recomendações às instâncias competentes;
  • * Caracterizar o perfil da FANEB e o significado de suas atividades, cursos, programas e projetos;
  • * Formular propostas para o desenvolvimento institucional, com base nos resultados do processo de avaliação;
  • * Sistematizar a prestação das informações solicitadas pelo MEC/INEP/SINAES;
  • * Reunir-se, ordinariamente, no mínimo duas vezes ao ano.

RELATÓRIOS PARCIAIS

RELATÓRIO 2014

RELATÓRIO 2015

RELATÓRIO 2016